Como simplificar a regularização imobiliária no Brasil
“É mais desafiador abrir uma empresa, registrar uma propriedade, cumprir com as obrigações fiscais ou obter um alvará de construção na média dos estados brasileiros do que na maioria dos demais países da América Latina e Caribe e das economias de alta renda da OCDE”
– Doing Business
Eu sei que você vive uma rotina corrida, gerindo várias frentes do seu negócio. Precisa se concentra no atendimento ao cliente, na gestão de equipe, na manutenção das operações e em muitas outras áreas.
Com tudo isso em mente, a regularização imobiliária corre o risco de ficar em segundo plano. Com isso, um vencimento de licença pode acabar passando despercebido. Uma renovação de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou de alguma outra licença, por mais importante que seja, pode se tornar um desafio a mais que você não gostaria de enfrentar ou não está preparado para enfrentar.
O impacto da regularização imobiliária na sua operação
Regularizar o seu estabelecimento, renovando licenças e garantindo que tudo está de acordo com as normas da legislação imobiliária, é fundamental para que sua operação continue funcionando. Em alguns casos, o não cumprimento das normas pode gerar multas e até o impedimento da operação da unidade.
A burocracia, os documentos e o tempo gasto na regularização imobiliária podem causar desconforto a você e a toda a sua equipe.
Sem cuidado, isso tudo acaba gerando erros, atrasos, custos... a burocracia pode engolir tempo e recursos preciosos, fazendo com que muitos negócios deixem oportunidades de prosperar passar.
O processo de regularização imobiliária não precisa ser moroso e complicado
Como dito anteriormente, a renovação de licenças como o AVCB é uma tarefa que não pode ser deixada de lado. E se eu pudesse te dar uma dica, eu diria para não deixar esse tipo de demanda para depois.
Antes de continuar, gostaria de te lembrar que você pode ter a Expanzio ao seu lado, fazendo com que você nem precise se preocupar com todo o processo que vou explicar a seguir, economizando, de fato, tempo e recursos.
Cases de sucesso com grandes marcas.
Dito isso, não quero ficar te explicando algo que você provavelmente já sabe, que é como é feito as renovações de documentos como o AVCB ou alvarás de funcionamento. O que eu quero é te fazer pensar no quanto é importante você sair do operacional – resolvendo os problemas apenas quando eles aparecem – e partir para o gerencial – tendo previsibilidade e controle sobre o seu negócio.
Afinal de contas, o poder do planejamento estratégico é muito grande. O seu problema atual pode ser, por exemplo, uma renovação do AVCB, mas você precisa ter certeza que no mês seguinte não vai aparecer outro desafio regulatório que você não havia previsto.
Resolver problemas apenas quando eles surgem pode ser custoso. Um planejamento estratégico permite que você tenha previsibilidade sobre custos, prazos e requisitos legais. Isso significa mais segurança e controle para focar no que realmente importa: expandir sua empresa e oferecer um excelente serviço aos seus clientes.
É importante que você saiba não apenas os prazos de vencimento cada licença e de cada regulamentação, mas também quanto elas irão custar para a sua operação – em tempo, esforço e dinheiro. Eu diria que é imprescindível ter tudo isso calculado com muita antecedência, dando margem para economias e análises.
Você já fez este cálculo para o ano de 2025?
Quais são as dificuldades que a regularização imobiliária causa na expansão de uma empresa no Brasil?
Hoje em dia, segundo o Doing Business, o cumprimento dos requisitos de licenciamento para um armazém comercial, por exemplo, demora 6 meses mais no Brasil do que a média das economias de alta renda da OCDE e o dobro da média dos países do BRICS.
Claro, ao longo dos anos, o Brasil tem trabalhado para reduzir a burocracia, mas os desafios burocráticos não desapareceram. Eles ainda existem e tem impacto real em qualquer operação.
Uma barreira clara para esse processo de simplificar os processos é o desafio de lidar com diferentes práticas regulatórias em cada uma das localidades do país.
São 27 unidades federativas e 5.570 munícipios! E as informações sobre a propriedade imobiliária não são consolidadas, em todos os locais as empresas precisam entender como funciona cada processo e efetuar mais procedimentos do que na maioria das economias do mundo.
Esse tipo de entrave burocrático relacionado à regularização imobiliária priva as empresas brasileiras de usufruírem do seu valioso tempo produtivo. Em vez de focar na expansão e no crescimento dos negócios, muitos empresários precisam dedicar horas preciosas ao cumprimento de legislações imobiliárias.
Ok, mas qual é a solução para isso?
A solução é: entender a burocracia como um todo e trabalhar com previsibilidade e controle, se atualizando e compreendendo os meandros das normas de cada localidade que a empresa pretende expandir ou que já tem unidades.
Claro, essa solução não vai liberar a sua empresa para focar os esforços em outras frentes. Para isso, existe uma segunda solução.
Centralização e controle total na gestão de regularizações imobiliária corporativa
Como transformar a complexidade da regularização imobiliária em uma experiência simplificada e altamente eficiente?
Imagine ter um painel unificado com informações completas, onde a empresa tem controle de estudos, vistorias, taxas, notificações e tudo o que precisa saber para realmente ter a previsibilidade necessária para planejar com segurança, reduzindo incertezas e otimizando o tempo.
O Sistema E+ é exatamente isso!
A ferramenta analisa e apresenta métricas relevantes para o seu negócio, como os prazos de aprovação mais críticos, as taxas a serem pagas e as regiões com maior morosidade nos processos.
Essa visão estratégica não apenas facilita o acompanhamento em tempo real, mas também ajuda a identificar gargalos e tomar decisões baseadas em dados concretos, garantindo que sua rede opere de maneira contínua e segura.
Além da tecnologia, com o Sistema E+ você ainda poderá contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de especialistas que garantem assistência completa e soluções personalizadas para lidar com exigências da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros ou da Prefeitura.
Com mais de 1 milhão de metros quadrados regularizados, a Expanzio tem a expertise e a experiência necessária para facilitar a sua regulamentação imobiliária. E o Sistema E+ é a escolha ideal para gestores que buscam eficiência, segurança e resultados comprovados.
Espero que este artigo sobre a regularização imobiliária corporativa o tenha ajudado a entender melhor alguns dos desafios burocráticos no panorama da expansão empresarial no Brasil. Pense com calma na forma como a sua operação lida com todas essas dificuldades hoje e cogite transformar a maneira como sua empresa enfrenta as regularizações.
Saiba mais sobre o Sistema E+ e simplifique suas operações hoje mesmo.